domingo, 18 de dezembro de 2016

Alunos ganham nota máxima ao fazer análise de características e semelhanças entre o Português e língua indígena Yaathe

Estudar línguas não é trabalho fácil, e línguas indígenas então, é mais difícil ainda. Uma vez que não há gramaticas ou dicionários específicos e elas têm de ser estudadas com materiais em português ou noutra língua. Mas ainda bem que as dificuldades não foram empecilho para os jovens Clédson Tadeu Matos Bezerra e José Édson Alves Barbosa receberem nota máxima pelo Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) que fazia uma análise dos aspectos fonéticos do Português falado na Aldeia Indígena Fulni-ô, da qual Clédson faz parte. 
Orientados pela especialista em psicopedagogia e história, Janaína Araújo Ribeiro, estes estudantes do Curso de Licenciatura do Centro de Ensino Superior de Arco Verde (CESA) realizaram várias pesquisas de campo e bastante leitura de autores que contribuíram na elaboração do TCC. 
É importante ressaltar o quão a Cultura indígena ganha com trabalhos realizados como esse. Pois nessa era da informação e do conhecimento, aprender mais sobre a língua que o indígena fala, é valorizar a cultura brasileira e conhecer mais o Brasil.

TCC apresentado em 08/12/2016 por Clédson Tadeu Matos Bezerra e José Édson Alves Barbosa

Nenhum comentário: