segunda-feira, 17 de julho de 2017

União, humildade e simplicidade com o Povo Rikbaktsa

Segunda feira (17) na Aldeia Multiétnica do Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros é por conta do Povo indígena Rikbaktsa do Mato Grosso. Logo de manhã, os indígenas reverenciaram a chegada do sol com seus cânticos e danças tradicionais.

Em seguida, na roda de conversa, os Rikbaktsa encantaram os visitantes e parentes indígenas com suas histórias de vida. Uma verdadeira lição de humanidade, união e simplicidade. Dentre a conversa, a indígena e liderança, Domingas, contou como seu Povo recebe quem visita suas casas, segundo ela, oferecem-lhes alimentos e atenção como forma de mostrar o quanto todos são importantes.

Contaram também como seu Povo foi obrigado a se dividir em 37 aldeias em três Municípios, Cotriguaçu, Juara e Brasnorte. O fato aconteceu com a chegada dos não índios em sua aldeia. Os Rikbaktsa têm dois clãs, um da arara amarela e outro da arara cabeçuda. Eles são do tronco linguístico macrojê e falam a língua Rikbaktsa. 

A tarde, a programação da Aldeia segue com exposição e venda de artesanatos indígenas e mais apresentações de danças e cânticos indígenas, os Xavantes iniciaram e em seguida os Rikbaktsa. A noite, mais uma seção no Cine aldeia.






Nenhum comentário: