sábado, 15 de julho de 2017

Semana de vivência indígena na Chapada dos Veadeiros tem início

A arte, os cantos, as danças, e pinturas corporais de Povos indígenas do Brasil chega, mais uma vez, à Chapada dos Veadeiros. Em sua 17 edição, o Encontro de Culturas Tradicionais realizado anualmente, deu início às atividades na Aldeia Multiétnica, na tarde deste sábado (15) e vai até o próximo domingo (21).

Os Povos indígenas que participam desta edição são Xingu, Xavante, Kayapó, Krahô, Kariri- Xocó, Guarani e Fulni-ô. Os Xinguanos fizeram a abertura do Evento com amostra de seus hábitos domésticos, depois roda de conversas e apresentação de seus cânticos e danças. Em seguida, os demais representantes dos Povos indígenas também apresentaram suas danças e cânticos. E no final da tarde, ao redor da fogueira, o peixe com beiju (comida típica xinguana) foi oferecida a cada Povo indígena que ali se apresentaram. O dia foi finalizado com amostras de filmes indígenas no Cine Aldeia.

A proposta do Projeto é proporcionar uma vivência de união e troca de conhecimentos entre os indígenas e não indígenas. Assim é possível conhecer as peculiaridades e participar do cotidiano dos Povos. 

Nenhum comentário: