terça-feira, 24 de agosto de 2010

O enterro do copo descartável no Bandejão

Restaurante não vai mais distribuir copinhos. A partir desta segunda, quem quiser servir-se de suco deverá levar a sua caneca

Amazonir Fulni-ô - Da Secretaria de Comunicação da UnB

Sexta-feira, 20 de agosto. Hora do almoço no Restaurante Universitário. Sem choro nem lamentações, a comunidade acadêmica assistiu ao Enterro do copo descartável no Bandejão. A peça teatral, realizada por membros do Núcleo da Agenda Ambiental da UnB, marcou o fim dos copos descartáveis no RU. A partir desta segunda-feira, quem quiser beber suco terá que levar a sua caneca.

Segundo a diretora do RU, Cristiane Costa, com a eliminação dos copinhos, a Universidade vai economizar em média 5 mil copos diários, o que em dinheiro equivale a 70 reais por dia, R$ 1.800 por mês. Mas Cristiane diz que o mais importante é o impacto ambiental. “O projeto vem conseguindo alcançar seu objetivo. Cada vez mais, as canecas são utilizadas em lugar dos copos", afirmou.

Para a estudante Flora Fujiwara, da Engenharia Ambiental, a campanha é importante para despertar a consciência das pessoas. “Podemos fazer pequenas coisas no dia a dia que podem ser significativas para o ambiente”, diz.

No começo da campanha, era difícil para alguns alunos lembrar de trazer a caneca. Como a mestranda em Biologia Animal Pollyanne Fernandes. “No início era mais difícil, esquecia da caneca todos os dias, mas agora não esqueço mais. É importante ter essa consciência de reduzir os copos descartáveis”, afirmou.

A peça Enterro do Copo Descartável foi apresentada por cinco artistas, e chama a atenção do público para os malefícios do plástico e enfatizava os benefícios da caneca, como economia da água e menor impacto ambiental. “O mais legal é que público aplaudiu, interagiu e entendeu a mensagem da peça”, enfatizou o estudante de Educação física Diogo Costa, um dos atores.

O Núcleo da Agenda Ambiental ainda distribui ocasionalmente as canecas ecológicas, feitas de material reciclável, no Restaurante Universitário e nos departamentos da UnB. Outras metas do NAA são a implantação da coleta seletiva de resíduos sólidos e de papel no Campus.

Todos os textos e fotos podem ser utilizados e reproduzidos desde que a fonte seja citada. Textos: UnB Agência. Fotos: nome do fotógrafo/UnB Agência.

Nenhum comentário: